Com 12 anos de idade Stephen teve a sua primeira experiencia com o haxixe. A partir daquele dia aquele hábito se tornou de algo ocasional para algo que era feito diariamente com os seus amigos. Aos 16 anos como aquela droga não surtia mais efeito, ele decidiu se voltar para drogas mais pesadas. É claro que com o gasto adicional de sustentar esse seu novo hábito, o dinheiro se tornou algo escasso. Então quando ele foi convidado para fazer parte de um assalto, ele achou que isto seria uma oportunidade para depois não precisar de se preocupar com dinheiro por uns tempos. Esta foi a sua primeira experiencia com a prisão.
Dez anos depois e mais 5 visitas na prisão, as quais sempre duravam mais de um ano; a vida não tinha muito boas perspectivas para Stephen. Depois da sua ultima passagem pela prisão ele estava determinado a mudar. Ele não podia ir ter com seus “amigos” porque sabia que acabaria no mesmo lugar de onde tentava sair. Então decidiu buscar apoio na sua família. Para sua surpresa, eles se distanciaram dele porque diziam que era a ovelha negra da família.
Então ali estava ele. Sozinho, e sem dinheiro. Mas esta não era a sua maior dor. A maior dor que sentia, é que nem a sua própria família acreditava que ele poderia começar de novo e se tornar numa pessoa nova. “Se a minha família não acredita que eu tenho um futuro; então quem acreditará?” Ele pensou.
Naquele instante ele se sentiu desamparado; um homem despedaçado que as pessoas viriam na rua e se afastariam para o outro lado, porque o desprezavam. Foi ali que se lembrou de um homem semelhante a si. Um homem que tinha morrido porque tinha um passado como o seu. Mas alguém muito especial que morria também do seu lado disse-lhe: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso.”
Esta é a maravilha de Deus; não importa o que você fez no seu passado, e tampouco se a pessoa que você mais ama não acredita em você. Com ele sempre existe um novo começo.